Estética Dental

Estética Dental

Ter confiança para sorrir vai muito além de ter uma boa aparência. Um sorriso bonito pode trazer muito mais para a sua vida. O Sorriso é realmente um cartão de visita, existem estudos que demonstram que a maior parte das pessoas (47%) reparam primeiramente no sorriso em um primeiro encontro. O sorriso provoca um impacto social (positivo ou negativo) imenso na vida de uma pessoa, desde uma simples entrevista de emprego até num relacionamento, ter um sorriso bonito pode te fazer ganhar alguns pontos extras. Além disso, pessoas com sorriso mais bonito tendem a ser mais confiantes, otimistas e felizes. Toda essa autoestima gera reflexos na saúde física, mental e psicológica.

about

Na odontologia moderna, diversos avanços ajudaram os pacientes a alcançar a satisfação com a saúde e o bem-estar. A odontologia tem feito sua parte e, constantemente, procura os mais modernos tratamentos para diminuir o tempo dos pacientes nos consultórios e trazer mais benefícios. A restauração, reconstrução e correção dos dentes e saúde da boca como um todo são alguns dos caminhos oferecidos para devolver a harmonia de muitos sorrisos por aí. Existe um grande diferencial nos profissionais que buscam incessantemente por novas tecnologias, já que a procura por tratamentos estéticos e reabilitadores aumentaram bastante nos últimos anos e mostra uma mudança nas prioridades do brasileiro em relação a saúde bucal.

Está mais do que comprovado que um sorriso pode trazer muitos benefícios para a saúde. Quando uma parte do corpo não está bem, todo o resto também sofre as consequências, e existe uma série de problemas que podem começar na boca. Sorrir, de fato, é muito bom. Ao sorrir, nosso cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias que provocam sensações de prazer e felicidade, além de ajudar a combater diversas doenças. Mas, se alguém não se sente bem ao sorrir, é um sinal de alerta. Quem não tem conhece alguém que cobre a boca quando sorri? Quando a pessoa cobre o sorriso com a mão, não significa apenas que ela é tímida e, sim, que pode sentir vergonha do próprio sorriso. Por isso, é importante cuidar da saúde bucal sempre. Mais do que transmitir alegria, um belo sorriso é sinônimo de uma vida saudável e muito mais feliz.

Por definição, as lentes de contato dentais e facetas de porcelana são finíssimas camadas de porcelana, destinadas a recobrirem a parte externa dos dentes, com a finalidade de melhorar consideravelmente a estética do sorriso e a função normal dentes.

A diferença básica entre lentes e facetas é a espessura que cada uma delas vai ter. As primeiras podem ser realizadas com nenhum ou o mínimo de desgaste dos dentes, para casos menos complexos, e têm entre 0,2 a 0,5 milímetros de espessura. Já as facetas requerem um pouco mais de desgaste dental por estes estarem um pouco mais comprometidos, ou por haver alguma discrepância maior no motivo de sua indicação, e têm entre 0,6 a 1 milímetro de espessura.

Este tratamento é indicado pra mim?

As lentes ou facetas servem para corrigir diversos inconvenientes que normalmente estão associados a constrangimentos que as pessoas passam, seja por vergonha de sorrir ou até mesmo em situações de interação social. Basicamente, as indicações mais comuns para este tratamento são:

• Pequenas manchas ou restaurações antigas. Diversos motivos definem o escurecimento ou amarelamento dos dentes ou restaurações presentes na boca, e não existe nada mais desagradável do que ter uma bem evidente em um dos dentes anteriores, por exemplo.

• Fraturas dentais. Dependendo do grau em que esta fratura ocorre, nem sempre é possível recuperar o dente com uma simples restauração.

• Bruxismo. Também conhecido como “ranger noturno dos dentes”, o bruxismo desencadeia pequenas trincas e desgastes na ponta dos dentes que podem comprometer em muito a estética do sorriso.

• Mal posicionamento dos dentes. Caracteriza-se por diastemas (espaços entre os dentes) ou dentes mal alinhados.

Para todos os casos citados acima, as porcelanas servem como uma alternativa extremamente natural e duradoura para melhorar a aparência do sorriso.

Como funciona?

Pode-se dizer que o tratamento com lentes ou facetas de porcelana, apesar de trazer um resultado extraordinário, é bastante rápido.

Obviamente que cada caso merece um estudo aprofundado para a sua execução, mas, em linhas gerais, o tratamento consiste em 4 etapas:

1. Planejamento: Nesta etapa, são realizadas as fotografias iniciais e a primeira moldagem, para definir o plano de tratamento a ser realizado. Dentista e paciente discutem juntos quais as expectativas que este tem em relação ao tratamento e o que pode ser feito para a melhor aplicação da técnica.

É aqui que se definem em quantos dentes serão feitas as lentes ou facetas para que o resultado seja o mais satisfatório possível.

2. MOCK UP: Pode-se dizer que este é o “test drive” do tratamento. Com base no planejamento realizado anteriormente, é feita a aplicação de uma resina especial nos dentes em que as facetas serão instaladas, já no formato e coloração muito próximos do resultado final, dando a chance de o paciente se olhar no espelho e, juntamente com o dentista, definir se está bom ou se ajustes devem ser feitos (como tamanho e posição dos dentes). Depois, a resina é removida sem nenhum tipo de dano aos dentes.

3. Preparo e moldagem: Já com o plano de tratamento definido e o Mock Up aprovado, iniciam-se os procedimentos de preparo dos dentes, que são os leves desgastes realizados para a posterior acomodação das lentes/facetas. Feito isso, realiza-se a moldagem dos dentes, que é a cópia fiel de toda a arcada dentária, e esta é enviada para o laboratório confeccionar as porcelanas.

4. Instalação: Por fim, procede-se a instalação ou colagem das facetas, quando já é possível retornar pra casa com o sorriso totalmente renovado.

Expectativas que você deve ter

Uma das perguntas mais comuns é sobre os resultados e durabilidade do tratamento. Quanto a isso, as porcelanas utilizadas hoje possuem um altíssimo grau de satisfação estético, e simulam muito bem a aparência de um dente natural não só por termos um controle eficiente de sua coloração, como também por conseguirmos uma textura e aspectos muito próximos do dente saudável.

Apesar de serem finíssimas camadas de porcelana, as lentes ou facetas são extremamente resistentes quando cimentadas ao dente. Os materiais utilizados para esta cimentação tornam quase impossível sua soltura, e garantem que as chances de o tratamento apresentar qualquer tipo de problema sejam muito próximas das que um dente natural teria.

Permita-se ter um novo sorriso

Seja nos relacionamentos, no trabalho ou entre amigos, não existe nada melhor do que exalar autoconfiança e poder se expressar com o máximo de sua potencialidade, sem se limitar com qualquer inconveniente que sua aparência possa estar te causando.

Neste sentido, um sorriso bonito e bem cuidado vai muito além de uma boca saudável.

Trata-se de viver sem restrições e simplesmente ser feliz.

Portanto, permita-se ter um novo sorriso. Permita-se sentir confiante. Permita-se ser feliz.

Um sorriso bonito faz total diferença na vida de qualquer pessoa. Transmite uma boa imagem aos que estão à sua volta, traz confiança e autoestima, e serve como um estímulo ainda maior para manter os cuidados com a higiene oral.

Neste sentido, o clareamento dental surge como uma excelente alternativa para melhorar a estética do sorriso, e tem sido um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados por pessoas exigentes, que valorizam os cuidados com a aparência e sabem da importância e poder transformador que dentes bem cuidados trazem à sua realidade.

O tratamento consiste, basicamente, na ação de um gel que penetra na estrutura dental, e age de forma a quebrar as partículas que coram ou escurecem estes dentes. Como resultado, o sorriso apresenta um efeito muito mais claro, e dá aquela impressão de “dentes mais brancos”.

O clareamento é indicado pra mim?

Por mais que você realize a higiene oral corretamente, com o uso do fio dental, escovação rigorosa e aplicação do enxaguante bucal, os hábitos e rotinas alimentares do dia a dia, aliado a diversos outros fatores, podem estar influenciando no amarelamento ou escurecimento dos dentes. A indicação precisa do tratamento será realizada apenas mediante consulta com o dentista, mas o pré-requisito básico para a realização do clareamento é que os dentes estejam íntegros e não apresentem sensibilidade excessiva a estímulos térmicos (frio ou quente). Outros fatores importantes também devem ser avaliados, como a presença de restaurações ou próteses, que não sofrem a ação do gel clareador, mas podem ser facilmente substituídas.

Tipos de clareamento dental

O princípio é o mesmo para todos os tipos de clareamento. Um gel vai agir sobre a superfície dentária proporcionando a ele um efeito mais claro. Contudo, existem 3 técnicas principais, e que tem indicações variadas de acordo com a necessidade de cada paciente:

1. Clareamento caseiro

Após a confecção de uma placa de silicone personalizada, o clareamento é realizado em casa por um período de 2 a 3 semanas. Esta é a técnica mais comumente utilizada, e apesar da simplicidade no processo como um todo, traz resultados excelentes.

2. Clareamento de consultório

É realizado na própria clínica, sob a supervisão integral do dentista, e varia de 1 a 3 sessões, a depender de cada caso. O tempo de tratamento é mais curto porque a concentração do gel é um pouco mais elevada, acelerando assim o efeito do agente clareador. Além disso, aplica-se o laser ou LED para potencializar e intensificar a ação do gel sobre a superfície dentária.

3. Clareamento misto

Em alguns casos, pode-se associar as técnicas de consultório e caseira para um resultado mais eficiente e satisfatório. Pode-se dizer que uma complementa a outra.

O que esperar do tratamento?

Ao contrário do que muitos pensam, o clareamento dental não é um processo de tintura dos dentes. Como mencionado, ocorre a quebra das partículas de pigmentos que coram os dentes, tornando-os mais claros. Os resultados variam de pessoa para pessoa, e o que foi observado em outrem pode não valer pra você.

Independente da técnica a ser utilizada, o tratamento é extremamente seguro, com materiais amplamente testados e que comprovadamente não provocam qualquer tipo de dano aos dentes se utilizados da maneira correta.

Existe a possibilidade de sensibilidade dentária, mas que pode ser facilmente contornada seguindo as orientações corretas, além de recursos como a fluorterapia, aplicação de dessensibilizantes e uso de pastas dentárias específicas para sensibilidade com ótimos resultados, proporcionando mais conforto durante e após o procedimento.

Os resultados são extremamente duradouros, mas variam de acordo com os hábitos de higiene e alimentação de cada um. Visando esta durabilidade do tratamento, um roteiro de boas práticas é detalhadamente apresentado pelo seu dentista assim que o clareamento é concluído.

Em essência, tudo é questão de autoestima.

Seja para tirar aquela selfie, para se comunicar de forma convincente ou simplesmente sorrir e ter como resposta a admiração das pessoas, não existe nada melhor do que ter boa aparência e os dentes bem cuidados.

Valorizar a si mesmo é estar comprometido em ter resultados acima da média, viver suas experiências sem restrições ou vergonha de sorrir e, principalmente, estar feliz e satisfeito consigo mesmo.

– Os textos e fotos contidos neste site tem caráter meramente informativo e não substitui de modo algum uma consulta com o especialista. – Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.
– O CRM e o CRO no Brasil (diferente de outros países) proíbe a imagem de exposição de pacientes.

As imagens desta página são cedidas pelos fabricantes das substâncias aqui demonstradas ou de trabalhos científicos fornecidos com esta finalidade: demonstrar efeitos em humanos.
São imagens fornecidas pelos laboratórios e podem não corresponder ao resultado exato esperado pelo paciente.