Prótese Dentária

Prótese Dentária

A prótese dentária tem o objetivo de repor tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.

about

Protocolo (E-max, Cerâmicos, Metaloplástico)

Protocolo é uma prótese fixa sobre implantes. Os convencionais, Metaloplásticos, possuem uma base metálica e os dentes em acrílico. São feitos para substituir grandes quantidades de dentes perdidos (como em usuários de dentaduras). A grande vantagem desse material é o seu baixo peso permitindo aos pacientes que têm pouca disponibilidade óssea para os implantes voltar a ter a sensação dos dentes fixos.

Também existem os protocolos Metalocerâmicos. Esses, porém, necessitam de uma quantidade maior de implantes para conferir resistência ao peso. Hoje existem outros tipos de cerâmicas mais leves por dispensarem o metal como a Zircônia e o E-max. São uma excelente opção para quem quer algo com mais exclusividade e não tem uma quantidade óssea abundante.

Coroas Unitárias

São Coroas realizadas sobre um implante que visa recuperar espaço de um dente perdido. Os convencionais são os Metalocerâmicos. Podem ser feitos em grandes espaços um a um, se o paciente tiver estrutura que comporte tal tratamento. A vantagem desse tratamento seria da manutenção ser praticamente idêntica ao dente natural.

Ponte Fixa sobre-implantes

São para pequenos espaços de dentes perdidos, como uma ponte realmente. A vantagem é que são mais econômicos que os unitários pois são menos implantes por dente, porém necessitam em boa parte das vezes cuidados especiais com a higiene como o uso de passa-fio e escovas interdentais.

Dentadura sobre-implantes ou Overdenture

São a opção mais econômica para quem perdeu todos ou quase todos os dentes. Com 2 a 4 implantes é possível apoiar uma prótese removível sobre os implantes dando conforto a usuários de próteses que se incomodam com “próteses soltas”. É uma opção além de econômica, indicada para pacientes que teriam dificuldades em fazer a higienização de próteses fixas.

São artefatos de diversos materiais que são instalados sobre a estrutura dentária.

Lentes de Contato ou Laminados Cerâmicos

São finas camadas em cerâmica especial que quando instaladas sobre os dentes dão o aspecto de cor e formato idealizado pelo paciente e pelo cirurgião-dentista.

Restaurações Protéticas (Inlay, Onlay e Overlay)

São incrustações dos mais diversos materiais que permitem a reconstrução ou aumento de volume dos dentes diminuídos, quebrados ou cariados. Em boa parte dos casos existe a possibilidade de realizar o procedimento em 24 horas.

Coroas Zircônia

São próteses altamente resistentes. São coroas em porcelana com infraestrutura não metálica que evita “tatuagens” ou manchas escuras entre o dente e a gengiva.

Coroas em E-max

São Coroas de Porcelana injetada onde a não há necessidade de infraestrutura diferente do material. Pode ser uma peça única. Essa vantagem diminui o tempo de tratamento mantendo a resistência. Pode ser usado para finas camadas e grandes estruturas em porcelana.

Facetas

São incrustações que após um pequeno desgaste dos dentes permitem excelente resultado estético. Depende de critérios técnicos. Pode ser substituída ou entrar no lugar de Lentes de Contato e Laminados Cerâmicos.

Coroas em Porcelana ou Metalocerâmicas Convencionais

É um material consagrado, com base metálica e revestimento em porcelana. Possui alta resistência e bom custo benefício. É indicado para regiões onde não há grande comprometimento estético ou para vários elementos que necessitam de sua resistência.

Odontologia Estética

São procedimentos que envolvem além de Coroas e Facetas, Clareamento Dental e outros artifícios para que o sorriso do paciente fique próximo ou idêntico ao idealizado. Pode ser feito em programas de computador, porém casos de grandes reabilitações dependem de critérios técnicos.

Dentaduras

São as tradicionais Próteses Totais. São indicadas para pacientes que não possuem mais os dentes naturais e não desejam passar por cirurgias. Hoje as próteses totais podem ser totalmente caracterizadas as tornando imperceptíveis às pessoas do círculo de convivência dos pacientes que são usuários destas.

Próteses Parciais Removíveis (Armação metálica ou Transflex Mista)

Existem também as próteses removíveis que substituem um ou mais dentes perdidos aos pacientes que têm perdas porém ainda possuem alguns dentes. Hoje elas podem ser confeccionadas de maneira a se tornarem imperceptíveis. Existem opções altamente estéticas de maior valor agregado, como as tradicionais com armação metálica e para algumas situações especiais existem as provisórias.

– Os textos e fotos contidos neste site tem caráter meramente informativo e não substitui de modo algum uma consulta com o especialista. – Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.
– O CRM e o CRO no Brasil (diferente de outros países) proíbe a imagem de exposição de pacientes.

As imagens desta página são cedidas pelos fabricantes das substâncias aqui demonstradas ou de trabalhos científicos fornecidos com esta finalidade: demonstrar efeitos em humanos.
São imagens fornecidas pelos laboratórios e podem não corresponder ao resultado exato esperado pelo paciente.