IMPLANTE DENTÁRIO

Implantes dentários costumam evocar o medo quando ouvimos falar sobre. Há estudos científicos que demonstram que algumas pessoas tem medo só em pensar nessa possibilidade. Entretanto, com os avanços tecnológicos realizar o procedimento ficou bem mais simples e com uma previsibilidade de sucesso muito alta se comparada a quaisquer outros procedimentos realizados na área de saúde.

Vale ressaltar que a falta de um ou mais dentes causam impacto altamente negativo na vida das pessoas que sofrem dessa perda. Dificuldade em se comunicar, vergonha em sorrir e diversos impactos sociais como baixa alto estima e pré-disposição a depressão atingem as pessoas com falta de um ou alguns dentes.

A falta de um dente por perda ou fratura costuma ser facilmente solucionada com a instalação de um implante dentário. Acidentes, complicações de tratamento ou ausência de um tratamento qualificado costumam fazer parte do histórico de quem tem pequenas perdas dentárias.

O problema maior acontece com os usuários de dentaduras e pontes móveis. Pessoas que sofreram com tratamentos e profissionais escassos no interior ou mesmo a falta de cultura de um cuidado maior do sorriso são os que mais anseiam pela solução de aposentar suas Dentadura e as Pontes Móveis. O uso dessas próteses costuma deixar os usuários inseguros e desconfortáveis no seu convívio social e, em alguns casos, até relacionamentos conjugais. A própria higiene de uma prótese dessas costuma gerar piadas e deboches entre as pessoas de convívio mais próximo, bem com a sensação de impotência quando o usuário necessita de cuidados hospitalares onde deve ficar sem as próteses por riscos maiores

A instalação dos implantes dentários devolve e já devolveu a milhares no mundo a confiança em sorrir, poder se sentir a vontade para se alimentar e ter um convívio social sem restrições por simplesmente ter a sensação de ter dentes fixos novamente. A vida é um dom e deve ser aproveitada com felicidade nos momentos mais triviais como o da alimentação, de uma conversa, de um sorriso!

Por que escolher a Ceros?

Aqui na Ceros, o tratamento humanizado é uma das nossas premissas. O Dr. Mauro Valotto Junior, especialista em Implantodontia, teve a dissertação de mestrado na área de ansiedade odontológica e além da vasta experiência de milhares de implantes instalados, possui há alguns anos habilitação em Sedação Inalatória, mandatória nas nossas cirurgias de Implante. Na Sedação Inalatória, o paciente inala uma mistura de Oxigênio e Óxido Nitroso que promove um estado de letargia do paciente em que, apesar da maioria do casos o paciente se manter consciente durante o procedimento, a ansiedade é suprimida e os batimentos cardíacos controlados permitindo que o procedimento seja feito com segurança e conforto tanto para o Paciente quanto para o Profissional.

A técnica é muito utilizada nos EUA, Canadá e Europa e pacientes sedados têm a anisiedade controlada pela sedação e probabilidades infinitamente menores de sofrer alguma intercorrência cirúrgica durante o procedimento. Além disso, esse importante complemento cirúrgico gera confiança e conforto para a realização da cirurgia transformando o medo e a sensação de ansiedade em confiança e expectativas positivas para o decorrer do tratamento.

Para Perda de um Dente?

O Implante Dentário é um dispositivo de titânio que substitui a raiz perdida de um dente natural. A grande vantagem do implante é que, ao contrário da prótese fixa, não há necessidade de intervenção dos dentes adjacentes. A coroa sobre-implante (o Dente instalado) é apoiada apenas sobre o implante, dispensando desgastes desnecessários. Ele pode ser instalado imediatamente após a extração bem como tardiamente após essa. Existe no mundo mais de mil tipos e qualidades de implantes.

Na Ceros optamos por três tipos que têm nos trazido excelentes resultados com o passar dos anos e, a escolha de qual o implante é o ideal para cada caso deve ser decidido em conjunto entre Paciente com o Profissional.

Implantes Nacionais – Linha Econômica

São implantes tradicionais de grandes marcas nacionais com muitos anos de ótimos resultados clínicos, eles demoram de 4 a 6 meses para cicatrizar e permitir após esse período, a instalação da coroa de porcelana definitiva sobre o implante. Esses implantes são passíveis da realização de um Provisório Carga Imediata quando, de acordo com critérios técnicos, o paciente já pode sair da cirurgia de implante com o dente provisório instalado.

Nesse tipo de implante as visitas de manutenção devem ser mais frequentes e aqui na Ceros, lembramos você de quando são necessárias essas consultas preventivas pois mais importante do que simplesmente fazer o implante, é cuidar dele como se fosse um dente natural para que a durabilidade seja maximizada tão quanto seja possível.

Implantes Nacionais de Cicatrização Rápida

São implantes tradicionais de grandes marcas nacionais com superfície de tratamento diferenciada visando uma cicatrização mais rápida do implante, 60 dias, para cicatrizar e permitir após esse período, a instalação da coroa de porcelana definitiva sobre o implante.

Esses implantes são passíveis da realização de um Provisório Carga Imediata quando, de acordo com critérios técnicos, o paciente já pode sair da cirurgia de implante com o dente provisório instalado.

Nesse tipo de implante as visitas de manutenção devem ser mais frequentes e aqui na Ceros, lembramos você de quando são necessárias essas consultas preventivas pois mais importante do que simplesmente fazer o implante, é cuidar dele como se fosse um dente natural para que a durabilidade seja maximizada tão quanto seja possível.

Implantes Suíços de Cicatrização Super-rápida e Rápida

São implantes importados, da Marca Straumann® reconhecido por muitos profissionais como os melhores do mundo. Levam de 3 a 6 semanas para cicatrizar e permitir após esse período, a instalação da coroa de porcelana definitiva sobre o implante.

Esses implantes são fabricados a partir de um material patenteado Roxolid® (Uma liga de Titânio com Zircônia) e Zircônia pura, o Straumann Pure®. Devido as suas propriedades que o tornam 20% mais resistente que os implantes Nacionais, em algumas ocasiões eles dispensam o uso de enxertos ósseos para a sua instalação

Esses implantes são passíveis da realização de um Provisório Carga Imediata quando, de acordo com critérios técnicos o paciente já pode sair da cirurgia de implante com o dente provisório instalado.

Nesse tipo de implante as visitas de manutenção podem ser mais espaçadas e aqui na Ceros, lembramos você de quando são necessárias essas consultas preventivas pois mais importante do que simplesmente fazer o implante, é cuidar dele como se fosse um dente natural para que a durabilidade seja maximizada tão quanto seja possível.

Para Perda de Alguns Dentes

Quando o paciente perdeu um grupo de dentes, como dois até quatro, através da instalação de alguns implantes, como por exemplo dois, é possível instalar de três até quatro coroas sobre-implante fazendo uma ponte fixa sobre-implantes. Nessa modalidade o fio-dental não atravessa o meio dos dentes, o que gera uma necessidade maior de cuidado na higienização lançando mão do uso do passa-fio.

Um grupo de dentes também pode ser recolocado com implantes e coroas sobre-implante individuais facilitando, dessa forma, a higienização das próteses dispensando o uso do passa-fio, visto que o fio-dental irá trabalhar como se estivesse trabalhando sobre os dentes naturais.

Para Usuários de Pontes e Dentaduras

Para perdas de dentes mais extensas o tratamento de eleição hoje tem sido o Protocolo Tipo Branemark. Protocolos são próteses totais fixas apoiadas sobre-implantes. Através da colocação de quatro a cinco implantes na Mandíbula (maxilar inferior) e de cinco a sete implantes na Maxila (maxilar superior), é possível apoiar uma prótese total Metalo-Acrílica (infraestrutura em metal e dentes acrílicos de alta resistência) que devolve a naturalidade a qualidade de vida para usuários de Dentaduras e Pontes Móveis.

Na parte inferior, pela dureza da Mandíbula, usualmente é alcançada a carga imediata, ou seja, a instalação da prótese-fixa sobre os implantes em até três dias. Imediatamente ao final da cirurgia é feita a moldagem dos implantes/estrutura, no prazo de três dias são feitas as provas necessárias e a cicatrização dos implantes ocorre com a prótese já instalada.

Na parte superior, como a Maxila tem uma estrutura óssea mais porosa, a carga imediata não costuma ser usual. Entretanto não há com o que se preocupar, não há necessidade em ficar sem dentes durante o tratamento. É possível a instalação de uma prótese provisória que permite ao paciente continuar a sua vida normalmente durante a realização do tratamento.

Os Protocolos de Branemark também podem ter as próteses confeccionadas Metalo-Cerâmicas, entretanto com o peso da estrutura é um fator a ser considerado. Além do investimento que pode ser um pouco mais alto, pode haver necessidade de uma estrutura óssea mais abundante a fim de que mais implantes sejam necessários para ancoragem da prótese. Existe indicação para esse tratamento e ele deve ser indicado com a concordância entre Paciente e Profissional. A grande vantagem do protocolo Metalo-Cerâmico é a maior durabilidade dos dentes cerâmicos, entretanto a manutenção clínica e radiográfica é fundamental para que essa durabilidade acontece.

Ainda existe a possibilidade das Dentaduras sobre-implantes. A chamada Overdenture é uma prótese Acrílica apoiada sobre-implante da segunte maneira: Uma prótese com clipes é presa sobre pressão sobre uma barra metálica apoiada sobre os implantes. Como a prótese tem apoio Implanto-Gengival a mesma pode ser baseada num número menor de implantes barateando essa opção em relação ao Protocolo tradicional. Serve como indicação para pacientes com dificuldades motoras para higienização e pacientes que não possuem condições financeiras para a realização do Protocolo. Deve ser estudada a sua indicação entre Paciente e Profissional.

Atenção

– Os textos e fotos contidos neste site tem caráter meramente informativo e não substitui de modo algum uma consulta com o especialista. – Os resultados podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais. As informações contidas neste site não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.
– O CRM e o CRO no Brasil (diferente de outros países) proíbe a imagem de exposição de pacientes.

As imagens desta página são cedidas pelos fabricantes das substâncias aqui demonstradas ou de trabalhos científicos fornecidos com esta finalidade: demonstrar efeitos em humanos.
São imagens fornecidas pelos laboratórios e podem não corresponder ao resultado exato esperado pelo paciente.

× Atendimento Whatsapp